terça-feira, 1 de março de 2011

Born this way - Lady Gaga


Opinião profunda, ok? Pq eu PIREI no clipe do liquidificador Gaga!!!

Pra começar, música do Alien, fluidos, ovários cósmicos, úteros e o melhor uso de tela refletida pra fazer aquele parto fist fuck na Gaguinha, tudo no imaginário dA Feminilidade. O nascimento de um povo livre de preconceitos, como ela própria disse. Achei digno, achei rico, achei freak. Já o unicórnio e o arco-íris puxa a sardinha pro lado beeba, of course, tinha de ser. Ouso dizer até q é citação a Blade Runner, sem achar q forcei a barra.

O q me incomoda é q nessa geração Gaga, de ossos pontudos, seios e genitais substituídos por traços, não parece ter espaço para outros tipos de corpos q não aqueles que atingem as expectativas impossíveis de malhação e alimentação livre de carboidratos.
Espero q seja questão de tempo.
Adoraria ver um gordinho e uma gordinha dançando com a Gaga, aí sim acho q ela se tornaria de vez a "porta-voz" do anti-preconceito e pró-freakismo. Free-ak. [neologisei]
Ficar usando próteses pontudas para simbolizar o novo, enquanto uma variedade incrível de corpos humanos e que pouco tem espaço no imaginário pop passa ignorado -- aparentemente, do próprio público que a Gaga deseja atingir: freaks, nerds, gays, trans, amputados, autistas, GLBTTTEYXZ ETC. Espero uma coisa mais Glee [exceto o politicamente correto do seriado, yuck].
Janelle Monae e The Gossip se encaminham melhor nessa direção em Tightrope e Love Long Distance, respectivamente.
Youtuba aí.

Anyway, obrigações da gravadora ou conformismo.
Fato, o final do clipe é genial. A geração Gaga é a cara da mãe, e a mãe é a Madonna. Tratando-se de símbolos, tá lá na cena final. Uma criatura parida por Mother Monster andando por um beco oitentista, de textura oitentista, de efeito oitentista, e q no close é a cara da Madonna em Rain. E isso não é piada! Ela está se vendendo como a próxima Madonna, mas tbm convocando o público a assumidamente serem filhos de Madonna. Se Lady Gaga perdeu a chance de se validar como a defensora dos freaks, ela manda bem no comentário do pop atual.
Acho que é válido, acho q é o zeitgeist.
Não vivemos uma época de quebra de paradigmas, o diferente é prontamente fagocitado pelo mainstream. Os produtos pop de hoje são regurgitações do passado próximo, um momento em que tudo e nada se igualam. Madonna foi a última artista pop que quebrou com tudo, que ditou a moda. Mas seu reinado acabou e hoje ela mesma é vítima de seus avanços. Tudo se aceita, tudo pode, tudo se compreende.

E finalizando, o discurso sci-fi tbm me ganhou.
Profusão de prefixos e sufixos pra deixar o texto mais pirado e outras viagens a parte, "How can I protect something so perfect without evil?"
Pô, viajei instantaneamente ao ouvir essa frase.
Será q a Gaga tirou de algum cara foda ou é criação própria? Se for a segunda opção, a muié é a filósofa pop mais foda q já vi nos últimos 15 segundos [ah, a efemeridade].
Há um lampejo de discussão nessa frase sobre a natureza do mal, um ângulo e uma posição diferenciados sobre o assunto, que provavelmente se perderá no mar de outras referências mais gritantes e fáceis que o clipe oferece.
Veremos.

3 comentários:

  1. Sempre bom te ler, Roger!
    Só tem uma coisinha que me incomoda nessa música: ela não é muito criativa na sonoridade! A "Filha da Madonna" ripou as notas de Express Yourself. Ou será impressão minha?
    O mundo anda muito sem criatividade, não? Tudo é cópia da cópia da cópia! E Lady Gaga é um Frankestein! =S
    Não que eu não goste da mignonzinha, mas isso é fato! E é obrigação também para ser POP.
    De qualquer forma, sempre fico ansioso pra saber o que essa doida anda fazendo! =D

    ResponderExcluir
  2. Keké, tbm acho que a música nova da Gaga lembra Express Yourself, apesar de não conseguir apontar o dedo e dizer "Olha só, essa estrofe é igualzinha!".
    Fato é que a própria Madonna tbm deu uma chupadinha inspirada ao conceber Express Yourself.

    Youtuba "The Staple Singers - Respect Yourself" pra vc ver. É igual, mas diferente.
    Tem, mas acabou.

    De qualquer forma, o clipe termina por validar a chupinhança. Não tem nem pq fazer tempestade em cima do assunto.

    ResponderExcluir
  3. Eu também achei que ela deu uma reutilizada, mas vamos ver como uma releitura e uma referência, pois fazia tempo que não me empolgava com uma música da Gaga. Por outro lado, o clip me pareceu bem original, mas eu tenho pouca experiência nisso. O meu favorito é Come in to my world da Kylie, que deu uma puta inovada agora com o All the lovers...

    ResponderExcluir