quarta-feira, 2 de março de 2011

Os mais recentes trabalhos de Gondry

Tá lá.
Depois de um filme metade pavoroso, metade estimulante, Michel Gondry volta às raízes com o videoclipe How Are You Doing?, para as Living Sisters.


Nunca ouvi falar delas, e o Joey não aparece em nenhum momento. Brinks.
O clipe traz a estética artesanal típica do bom diretor, com ônibus de brinquedo, cenários de papelão etc. Split screen, tão bem aproveitada em Sugar Water e em uma das seqüências mais inspiradas de O Besouro Verde, aqui aparece de forma a contribuir ao caos da pequena narrativa.
Mas ainda não bate os supracitados exemplos. [E revejam Sugar Water. É clipe para se ver infinitas vezes.]

E quanto ao filme metade pavoroso, metade estimulante, é obviamente O Besouro Verde. Gondry não parece à vontade no cinemão blockbuster. Muitas cenas genéricas para poucas cenas inspiradas, com situações e diálogos tenebrosos, do tipo que dão vergonha alheia. Pelo menos as coisas ruins se concentram no começo do filme. Quando os protagonistas tornam-se anti-heróis de fato, o filme decola.
E o nonsense que toma conta do filme então me conquistou. Gondry usa split screen de forma deslumbrante, um primor: a câmera acompanha duas pessoas, a tela se divide em duas, uma vai pra direita, outra vai pra esquerda. Tudo em aparente plano sequencia, sem cortes! E dessa forma a tela vai se recortando, criando um mosaico que foge ao controle da platéia, justamente no momento em que a fama do Besouro Verde gera uma conseqüência violenta no submundo criminoso.

Ao final, ultraviolência intensa e cartunesca - adaptação carne, osso e sangue dos desenhos do Looney Tunes - e uma correria insana e engraçadíssima graças ao veículo da dupla, o Black Beauty, que parece ser cria do casório entre Jason Vorhees e Michael Myers.

Pela má recepção que o filme teve por parte da crítica e público, acho q o mundo não está preparado para um “herói” que não apresenta características redentoras em seu caráter; age de forma egoísta, só pensa no próprio rabo e seus atos heróicos são acidentais. Já eu não estava preparado para atores ruins e mal escalados. Cameron Diaz parece um peixe fora d’água.

E tudo isso aparecendo uma semana após eu dar por encerrado meu mestrado focado em Michel Gondry.
Timing é uma arte para poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário